O Q.D.I.® foi aplicado em uma empresa de médio porte do setor de energia elétrica com foco em Pesquisa e Desenvolvimento. Foi respondido pelo grupo gestor da empresa em maio de 2014.
Os gestores consideraram 74% dos modelos e práticas de gestão analisadas como muito relevantes para alavancar a capacidade de inovação da organização. No entanto, adotam somente 43% das práticas analisadas. O ponto mais crítico verificado nesta empresa refere-se ao indicador Modelos de Trabalho Colaborativo, mesmo os gestores tendo avaliado este indicador como altamente relevante para alavancar a inovação em sua organização.
O indicador Modelos de Trabalho Colaborativo avalia em que medida a organização adota modelos de trabalho entre colaboradores em sua cadeia ou rede de valor de forma a promover a interação necessária para apoiar os processos de inovação e geração de novas soluções. Veja outros Tipos de indicadores de Inovação.
Considerando-se que esta empresa atua em Pesquisa e Desenvolvimento na área de energia elétrica, sua capacidade de inovar poder estar sofrendo fortes restrições pelo baixo nível de interação e co-operação que adota interna e externamente com seus colaboradores diretos e indiretos.
Este Q.D.I.® foi aplicado em uma empresa de grande porte do setor de construção civil e foi respondido por gestores de diversas áreas. Foi aplicado em março de 2012.
Os gestores consideraram 94% dos modelos e práticas de gestão analisadas como muito relevantes para alavancar a capacidade de inovação da organização. Surpreenderam-se ao verificar que adotam somente 38% das práticas analisadas. Apesar de considerarem a Comunicação Organizacional altamente relevante para alavancar a capacidade de inovação na organização, identificaram uma grande lacuna entre as práticas e modelos de gestão adotadas e a importância dada pelos gestores à este indicador. A partir desta análise puderam priorizar a melhor utilização de ações em Comunicação para promover a inovação na organização. Outros pontos críticos estão relacionados aos indicadores Estratégia e Visão Organizacional e Modelos de Trabalho Colaborativo.
O indicador Comunicação Organizacional avalia em que medida os sistemas internos de comunicação e T.I. promovem o acesso e integração de informações, conhecimentos e competências para sustentar os processos de inovação na organização. Veja outros tipos de indicadores de Inovação.
Este Q.D.I.® foi aplicado em uma organização pública na área de saúde ligada à uma universidade federal, e foi respondido pelos gestores em julho de 2013.
Os respondentes consideraram 86% dos modelos e práticas de gestão analisadas como muito relevantes para alavancar a capacidade de inovação da organização, mas mesmo estando ligados à uma universidade federal de ponta adotavam somente 41% das práticas analisadas.
Verificaram que no indicador Papel das Lideranças obtiveram pontuação zero. Entenderam imediatamente que apesar da inovação ser considerada crítica para a área de saúde, os gestores não conheciam os modelos de gestão, estratégias, metodologias e os recursos existentes e necessários para conduzir os processos de inovação na organização, e não promoviam e gerenciavam adequadamente os recursos tecnológicos, humanos e financeiros existentes de forma a fortalecer a competência da inovação no nível individual, de equipe e organizacional.
Esta avaliação permitiu que a organização focasse sua atenção imediata na atuação das lideranças como promotores internos de inovação.
Veja outros tipos de indicadores de Inovação.