No.
|
Indicadores
|
Descrição
|
1
|
Monitoramento do ambiente competitivo
|
- Avalia em que medida a organização monitora o ambiente externo para acompanhar o desenvolvimento de inovações em sua área de atuação, e identificar novas oportunidades de negócios.
|
2
|
Uso de incentivos e linhas de fomento à inovação
|
- Avalia em que medida a organização monitora e utiliza os incentivos fiscais e linhas de fomento à inovação oferecidas por agências/organizações públicas e/ou privadas para seus projetos de inovação.
|
3
|
Gestão de Mudanças
|
- Avalia em que medida a organização se organiza para atender as oportunidades para inovar a partir de mudanças mercadológicas, demográficas, ambientais, sociais e no ambiente regulatório.
|
4
|
Gestão Criativa
|
- Avalia em que medida a organização estimula a criatividade em nível individual e organizacional;
- Avalia em que medida a organização promove a solução criativa de problemas, e dispõe de sistemas de captura e gestão de idéias de colaboradores da rede/cadeia de valor, de forma a desenvolver inovações.
|
5
|
Gestão do Conhecimento para a Inovação
|
- Avalia em que medida a organização identifica as Competências Essenciais e Conhecimentos Críticos para a inovação e a condução de suas atividades/processos críticos no presente e no futuro;
- Avalia em que medida a organização gerencia o conhecimento organizacional e cria novos conhecimentos e competências para a inovação.
|
6
|
Gestão Empreendedora
|
- Avalia em que medida a organização oferece recursos estruturais e infra-estruturais para apoiar o empreendedorismo corporativo ou intra-empreendedorismo, delega poder e concede autonomia para que os colaboradores participem do processo de solução criativa de problemas e geração de inovações.
|
7
|
Estratégia e Visão Organizacional
|
- Avalia em que medida os direcionadores estratégicos promovem e alinham as ações dos colaboradores diretos e indiretos da cadeia/rede de valor da empresa, de forma a fortalecer os conhecimentos críticos no nível individual e as competências organizacionais para sustentar a inovação.
- Avalia em que medida as estratégias, missão, visão, valores, objetivos e metas organizacionais encontram-se orientadas à inovação e alinhados às estratégias organizacionais.
|
8
|
Estrutura e Infra-estrutura Organizacional
|
- Avalia em que medida a organização se utiliza de seus recursos estruturais e infra-estruturais para promover o compartilhamento e criação de conhecimentos e a geração de novas soluções – inovações.
|
9
|
Cultura e Valores Organizacionais
|
- Avalia em que medida a cultura e valores organizacionais promovem a inovação, o comportamento inovador e a atitude intra-empreendedora na organização.
|
10
|
Aprendizagem Organizacional
|
- Avalia em que medida a organização promove sua capacidade de aprendizagem visando atender novas demandas organizacionais e mercadológicas.
|
11
|
Comunicação Organizacional
|
- Avalia em que medida os sistemas de comunicação internos e de T.I. promovem o acesso e integração de informações / conhecimentos /competências e sustentam os processos de inovação na organização.
|
12
|
Recrutamento e Seleção
|
- Avalia em que medida os sistemas de seleção interna / externa contemplam o comportamento inovador, os conhecimentos críticos, as competências individuais e a capacidade de colaboradores contribuírem para a inovação na organização.
|
13
|
Retenção de Talentos
|
- Avalia em que medida a organização adota práticas visando a retenção de colaboradores e seu conhecimento crítico, com o objetivo de alavancar a capacidadel de inovar da organização.
|
14
|
Avaliação de Desempenho, Reconhecimento e Promoção
|
- Avalia em que medida os sistemas de avaliação de desempenho, reconhecimento e promoção contemplam o comportamento inovador, os conhecimentos críticos, as competências individuais e a capacidade de colaboradores contribuírem para a inovação na organização.
|
15
|
Desenvolvimento de Pessoas
|
- Avalia em que medida os programas de capacitação oferecidos desenvolvem as competências necessárias para alavancar a capacidade empreendedora e inovadora em nível individual e organizacional.
|
16
|
Modelos Colaborativos de Trabalho
|
- Avalia em que medida a organização adota modelos de trabalho colaborativo entre os colaboradores da cadeia/rede de valo para promover a interação necessária para apoiar os processos de gestão da inovação.
|
17
|
Papel das Lideranças
|
- Avalia em que medida os gestores – lideranças conhecem os modelos de gestão, estratégias, metodologias existentes e necessários para gerenciar os processos de inovação e de projetos inovadores;
- Avalia em que medida os gestores - lideranças promovem e gerenciam adequadamente os recursos organizacionais (recursos humanos, tecnológicos, financeiros, estruturais e infra-estruturais) de forma a fortalecer a competência da inovação no nível individual, de equipe e organizacional.
|
18
|
Nível de Confiança
|
- Avalia em que medida a organização promove um ambiente de confiança para facilitar a troca, transferência de conhecimentos e alocação de competências visando alavancar a capacidade de inovar da empresa.
|
19
|
Gestão da Marca e Reputação
|
- Avalia em que medida a organização busca construir e consolidar sua marca enquanto empresa inovadora e geradora de valor para o cliente, o mercado e a sociedade como um todo.
|
20
|
Gestão de Acordos Colaborativos
|
- Avalia em que medida a organização estabelece e gerencia acordos colaborativos com funcionários e parceiros externos de forma a desenvolver inovações.
|
21
|
Inovação Cooperativa
|
- Avalia em que medida a organização identifica recursos humanos, tecnológicos, financeiros estruturais e infra-estruturais existentes em colaboradores internos, externos e demais atores existentes em seu ecossistema de negócios, e os utiliza para desenvolver inovações conjuntamente.
|
22
|
Proteção ao Conhecimento
|
- Avalia em que medida a organização identifica e monitora patentes e outros registros de proteção à inovações desenvolvidas pela concorrência e demais participantes de seu ecossistema de negócios;
- Avalia em que medida a organização protege as inovações desenvolvidas como parte de sua estratégia de inovação.
|
23
|
Redes e Mídias Sociais
|
- Avalia em que medida a organização monitora e usa as redes formais e informais e as mídias sociais para apoiar os processos decisórios e de gestão da inovação.
|
24
|
Geração de Inovações
|
- Avalia em que medida a organização gerou inovações, de que tipo, em que grau e em qual período de tempo, por meio da contribuição de seus colaboradores diretos e indiretos;
|
- Avalia em que medida a organização gerou resultados tangíveis e intangíveis por meio das inovações desenvolvidas.
|
25
|
Barreiras à Inovação
|
- Avalia em que medida existem barreiras à inovação.
- Identifica os principais fatores restritivos à inovação, podendo estas serem de caráter individual (comportamental), organizacional (estrutural / infraestrutural ou cultural), social, ambiental, mercadológico, regulatório, micro e/ou marco-econômico ou concorrencial.
|