Questionário Diagnóstico de Inovação - Q.D.I.®

O que é o Q.D.I.®?

O Questionário Diagnóstico de Inovação – Q.D.I.® é uma ferramenta que avalia de que forma organizações dos mais diversos portes e setores promovem  o desenvolvimento de sua capacidade inovadora  por meio da análise dos modelos e rotinas organizacionais adotadas na gestão de seus recursos intelectuais, financeiros, tecnológicos e humanos.

O Q.D.I.® avalia 59 práticas, modelos e sistemas de gestão relacionados à 25 indicadores considerados críticos para os processos de inovação na organização, e busca identificar os principais fatores facilitadores e  restritivos  à inovação dentro de sua realidade organizacional e mercadológica específica.   Também avalia em que grau as 59 práticas analisadas são consideradas relevantes para promover a inovação na organização de acordo com a percepção dos respondentes.

A partir da aplicação do Q.D.I.® avalia-se a capacidade da organização de:

  • identificar suas competências essenciais e conhecimentos críticos ao negócio
  • estabelecer e gerir relações de cooperação e colaboração com outros agentes de sua rede de valor
  • monitorar o ambiente externo para identificar fontes de inovação
  • identificar oportunidades para capturar conhecimento e desenvolver habilidades proprietárias aos seus negócios
  • reter pessoas que tenham conhecimento estratégico para a inovação
  • integrar os fluxos de informações para organizar o conhecimento corporativo por meio de recursos tecnológicos
  • gereciar a dimensão humana na criação do conhecimento, aprendizagem e cultura organizacional para sustentar os processos de inovação organizacional
  • criar uma cultura inovadora e empreendedora
  • gerir outros fatores críticos que possam afetar a capacidade de inovação, aprendizagem e competitividade da organização

Portanto, por meio da aplicação do Q.D.I.® são analisados de que forma as estratégias, objetivos, metas, cultura e valores organizacionais, os recursos estruturais e infra-estruturais, e os modelos de gestão de pessoas, de negócios e sistemas administrativos podem atuar como forças impulsionadoras ou restritivas à inovação organizacional.

O Q.D.I.® pode ser adaptado a qualquer tipo de organização, suas subsidiárias, afiliadas, unidades de negócios ou departamentos, considerando-se suas especificidades e características organizacionais, seu ambiente interno e externo, e os mercados em que atua.

Como usar o Q.D.I.®

Q.D.I.® é um aplicativo comercializado no modelo de licença por uso.

O usuário precisa estar cadastrado nesse site para usar o aplicativo, mais detalhes em Como Funciona.

Veja algumas formas de usar o Q.D.I.® em Tipos de Usuários.

Pesquisadores e/ou Respondentes concordam com a Política de Sigilo e Confidencialidade ao adquirir e utilizar os serviços.

Respondentes submetem respostas e por processamento automático recebem acesso aos Resultados consolidados no formato de três gráficos. 

Os resultados obtidos podem ser analizados caso a caso mediante assessoria ou consultoria de Gestão da Inovação. Entrar em contato conosco.

Faça um demo do Q.D.I®.

Preencha um questionário com 13 perguntas para avaliar 6 indicadores e receba os resultados gráficos online.