Descrição de Indicadores do Questionário Diagnóstico de Inovação - Q.D.I.®

Q.D.I.® analisa 25 indicadores considerados críticos para os processos de inovação organizacional. Na tabela abaixo encontra-se uma descrição daquilo que cada indicador avalia.
 

  No.

Indicadores 

Descrição

     1

       Monitoramento       do ambiente competitivo

  • Avalia em que medida a organização monitora o ambiente externo para acompanhar o desenvolvimento de inovações em sua área de atuação, e identificar novas oportunidades de negócios.

     2

Uso de incentivos e linhas de fomento     à inovação

  • Avalia em que medida a organização monitora e utiliza os incentivos fiscais e linhas de fomento oferecidas por agências/organizações  públicas e/ou privadas  para desenvolver projetos de inovação.

     3

Gestão de Mudanças

  • Avalia em que medida a organização se organiza para atender as oportunidades para inovar a partir de mudanças mercadológicas, demográficas, ambientais, sociais e no ambiente regulatório.

     4

Gestão Criativa

  • Avalia em que medida a organização estimula a criatividade em nível individual e organizacional;
  • Avalia em que medida a organização  promove a solução criativa de problemas, e dispõe de sistemas de captura e gestão de idéias de colaboradores da rede/cadeia  de valor, de forma a desenvolver inovações.

5

Gestão do Conhecimento para a Inovação

  • Avalia em que medida a organização identifica as Competências Essenciais e Conhecimentos Críticos para a inovação e a condução de suas atividades/processos críticos no presente e no futuro;
  • Avalia em que medida a organização gerencia o conhecimento organizacional e cria novos conhecimentos e competências para a inovação.

    6

Gestão Empreendedora

  • Avalia em que medida a organização oferece recursos estruturais e infra-estruturais para apoiar o empreendedorismo corporativo ou intra-empreendedorismo, delega poder e concede autonomia para que os colaboradores participem do processo de solução criativa de problemas e geração de inovações.

    7

Estratégia e Visão Organizacional

  • Avalia em que medida os direcionadores estratégicos promovem e alinham as ações dos colaboradores diretos e indiretos da cadeia/rede de valor da organização para desenvolver projetos de inovação.
  • Avalia em que medida as estratégias, missão, visão, valores, objetivos e metas organizacionais encontram-se orientadas à inovação e alinhados às estratégias organizacionais.

    8

Estrutura e Infra-estrutura Organizacional

  • Avalia em que medida a organização se utiliza de seus recursos estruturais e infra-estruturais para promover o compartilhamento e criação de conhecimentos e a geração de novas soluções – inovações.

    9

Cultura  e Valores Organizacionais

  • Avalia em que medida a cultura e valores organizacionais promovem a inovação, o comportamento inovador e a atitude intra-empreendedora na organização.

   10

Aprendizagem Organizacional

  • Avalia em que medida a organização promove sua capacidade de aprendizagem visando atender novas demandas organizacionais,  mercadológicas e a geração de inovações. 

   11

Comunicação Organizacional

  • Avalia em que medida os sistemas de comunicação internos e de T.I. promovem o acesso e integração de informações / conhecimentos /competências e sustentam os processos de  inovação na organização.

   12

Recrutamento e Seleção

  • Avalia em que medida os sistemas de seleção interna / externa contemplam o comportamento inovador, os conhecimentos críticos, as competências individuais e a capacidade de colaboradores contribuírem para a inovação na organização.

   13

Retenção de Talentos

  • Avalia em que medida a organização adota práticas visando a retenção de colaboradores e seu conhecimento crítico, com o objetivo de alavancar a capacidadel de inovar da organização.

   14

Avaliação de Desempenho, Reconhecimento e Promoção

  • Avalia em que medida os sistemas de avaliação de desempenho, reconhecimento e promoção contemplam o comportamento inovador, os conhecimentos críticos, as competências individuais e a capacidade de colaboradores contribuírem para a inovação na organização.

   15

Desenvolvimento de Pessoas

  • Avalia em que medida os programas de capacitação oferecidos  desenvolvem as competências necessárias para alavancar a capacidade empreendedora e inovadora em nível individual e organizacional.

   16

Modelos Colaborativos de Trabalho

  • Avalia em que medida a organização adota modelos de trabalho colaborativo entre os colaboradores da cadeia/rede de valo para promover a interação necessária para apoiar os processos de gestão da inovação.

   17

Papel das Lideranças

  • Avalia em que medida os gestores – lideranças conhecem os modelos de gestão, estratégias, metodologias existentes e necessários para gerenciar os processos de inovação e de projetos inovadores;
  • Avalia em que medida os gestores - lideranças promovem e gerenciam adequadamente os recursos organizacionais (recursos humanos, tecnológicos, financeiros, estruturais e infra-estruturais) de forma a fortalecer a competência da inovação no nível individual, de equipe e organizacional.

   18

Nível de Confiança

  • Avalia em que medida a organização promove um ambiente de confiança para facilitar a troca, transferência de conhecimentos e alocação de competências visando alavancar a capacidade de inovar da empresa.

   19

Gestão da Marca e Reputação

  • Avalia em que medida a organização busca construir e consolidar sua marca enquanto empresa inovadora e geradora de valor para o cliente,  o mercado e a sociedade como um todo.

   20

Gestão de Acordos Colaborativos

  • Avalia em que medida a organização estabelece e gerencia acordos colaborativos com funcionários e parceiros externos de forma a desenvolver inovações.

   21

Inovação Cooperativa 

  • Avalia em que medida a organização identifica recursos humanos, tecnológicos, financeiros estruturais e infra-estruturais existentes em colaboradores internos, externos e demais atores existentes em seu ecossistema de negócios,  e os utiliza para desenvolver inovações conjuntamente.

   22

Proteção ao Conhecimento

  • Avalia em que medida a organização identifica e monitora patentes e outros registros de proteção à inovações desenvolvidas pela concorrência e demais participantes de seu ecossistema de negócios;
  • Avalia em que medida a organização protege as inovações desenvolvidas como parte de sua estratégia de inovação.

   23

Redes e Mídias Sociais

  • Avalia em que medida a organização monitora e usa as redes formais e informais e as mídias sociais para apoiar os processos decisórios e de gestão da inovação.

   24

Geração de Inovações

  • Avalia em que medida a  organização  gerou inovações, de que tipo, em que grau e em qual período de tempo, por meio da contribuição de seus colaboradores diretos e indiretos;
  • Avalia em que medida a  organização  gerou resultados tangíveis e intangíveis por meio das inovações desenvolvidas.

   25

Barreiras à Inovação

  • Avalia em que medida existem barreiras à inovação. 
  • Identifica os principais fatores restritivos à inovação, podendo  estas serem de caráter individual (comportamental), organizacional (estrutural / infraestrutural ou cultural), social, ambiental, mercadológico, regulatório,  micro e/ou marco-econômico ou concorrencial.